Receita simples de Capeletti – Rica em Colágeno

Gente, eu vivo preocupada com a saúde da minha pele, e nada é pior que flacidez para isso. Buscando alguns alimentos ricos em colágeno eu descobri o Capeletti.

Como vocês que me acompanham aqui no blog já sabem, eu comecei meu tratamento anti-flacidez com o colágeno hidrolisado Renova 31 e os resultados são ótimos.

Mas, nossa alimentação influencia e muito nos resultados para nossa pele, então, vou passar uma receita de um prato que conheci lá no sul, deixa eu explicar:

Capeletti anti flacidez

Sopa de Capeletti – Como ela entrou em minha vida

Há alguns anos visitei Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e uma coisa fiz questão de fazer quase todos os dias: comer um prato de sopa de capeletti! Tão gostoso que a boca enche d’água só de lembrar… Claro que nunca consegui reproduzir a receita em casa, não só porque o tempero não ficava igual, mas principalmente porque nunca me animei a fazer a massa caseira – o que, com certeza, faz toda a diferença! É impressionante como essas massas prontas conseguem não ter gosto de nada.

Mas, a grande diferença para o resultado contra a flacidez é que a massa deve ser recheada com carne bovina, que por si só é riquíssima em colágeno (tanto que é um dos principais componentes do Renova 31).

Bom, mas foi uma dessas que usei dia desses pra fazer uma massa rápida por aqui. O capeletti em si não ficou nada especial, mas o molho fez em graça. Então resolvi dividir com vocês o truque, para aqueles dias em que dá vontade de comer macarrão com recheio e tudo o que a gente tem é um congelado na geladeira!

Sopa de Capeletti Ingredientes

Os ingredientes pra duas pessoas (ou três, caso não seja o único prato):

. Um pacote de 400g de capeletti massa fresca de supermercado (ou de capeletti caseiro, tem receita no link);
. 600 ml de caldo de legumes;
. 5 tomates bem maduros cortados em pedaços médios e sem as sementes;
. 1 cebola média cortada em fatias finas;
. 4 dentes de alho (menos, se você não curtir muito o gosto);
. 180g de champignon picadinho;
. 100g de azeitonas picadinhas;
. Duas colheres de molho de tomate;
. Sal, manjericão seco e pimenta (do reino ou calabresa) à gosto;
. Azeite pro refogado;
. Queijo parmesão ralado pra enfeitar no prato.

Como preparar o capeletti: ferva dois litros de água, acrescente duas colheres de azeite e uma (rasa) de sal. Acrescente o pacote de massa e deixe por oito a dez minutos (ou até que ele fique al dente), mexendo de vez em quando. O ideal é fazer isso enquanto o molho estiver cozinhando, então a dica é colocar a água pra ferver quando todos os ingredientes estiverem picados, e você já estiver começando a preparar o refogado.

Como preparar o molho: numa panela pequena, dissolva um cubo de tempero em 600ml de água (ou use a mesma quantidade de molho caseiro, o que é bem melhor!). Enquanto a água ferve e o caldo diminui, comece a preparar o refogado numa panela alta (o suficiente pra caber o capeletti). Refogue o alho e a cebola em um pouco de azeite até começar a dourar, depois acrescente o champignon, a azeitona, os tomates e o molho de tomate, mexendo por um minutinho. Enquanto isso, volte pra água da outra panela: adicione ali os temperos (pimenta, manjericão e, se necessário, sal), e depois passe essa água pra panela do refogado. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns dez minutos, mexendo de vez em quando por uns dez minutos (essa é a hora de começar a preparar o capeletti naquela primeira água que você colocou pra ferver!).

Como Servir

Quando o capeletti estiver pronto, retire a água do cozimento, e coloque-o num recipiente que vá à mesa. O molho deve ir por cima, e o parmesão acrescentado no prato.

Esse molho fica uma delícia, e, claro, pode ser usado em qualquer tipo de macarrão. Quando faço com talharim gosto só de colocar um pacote inteiro de molho de tomate.