ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS – CONHEÇA AS MELHORES FONTES!

Amiga, deixa eu te perguntar, você sabe quais são os alimentos ricos em carboidratos? E eu não estou falando apenas daquela pizza que você ama, ou daquela lasanha que te dá água na boca.

Mas sim, estou falando dos carboidratos de maneira geral. Afinal, as pessoas costumam demonizar este macronutriente e, por conta disso, deixam de comer o que gostam pois acreditam que esta seja a única forma de emagrecer. Grande engano!

Para que possamos manter o peso, é claro que não devemos consumir carbo em excesso. Mas, isso não quer dizer que você tem que excluí-lo do seu cardápio para sempre. É preciso saber fazer as escolhas certas!

Por isso, no artigo de hoje eu vou te apresentar alimentos que são ricos em carboidratos, e lhe darei algumas dicas para criar uma dieta mais balanceada e saudável.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS?

Abaixo eu listo diversos tipos de alimentos ricos em carboidratos para que você os conheça mais de pertinho:

  • Pães, bolos, tortas em geral;
  • Biscoitos e salgadinhos;
  • Pizza, lasanha, macarrão e massas no geral;
  • Arroz;
  • Batatas, tanto doce quanto qualquer outro tipo;
  • Grão de bico, ervilha, feijão, lentilha, soja, etc.;
  • Aveia;
  • Frutas diversas, como banana, maça, mamão, etc.;
  • Alguns vegetais, como cenoura, abóbora, beterraba, couve, entre outros.
8 alimentos ricos em carboidratos

CARBOIDRATO ENGORDA?

Na verdade, amiga, dizer que o carboidrato por si só engorda, é um erro. Afinal, não é o carbo que fará você ter mais peso na balança… Mas sim, a quantidade que você ingere.

Pois pare e pense comigo: o carboidrato é responsável por fornecer energia para o nosso corpo, e essa energia nos dá força para fazer todas e quaisquer tarefas ao longo das 24 horas de um dia. Desse modo, cada organismo necessita de uma quantidade X de energia para se manter ativo e saudável

Quando passamos desta quantidade, o corpo percebe esta ingestão maior e passa a armazenar energia provinda do carboidrato consumido em excesso. Mas, como ele armazena? Isso mesmo, formando a gordura

Por isso, o que faz com que alguém engorde, com relação ao carboidrato, é o consumo exagerado do mesmo. Pois, de maneira geral, o recomendado é que se consuma entre 200 a 300 gramas de carbo por dia.

Vale lembrar que se você pratica exercícios intensos, precisa ficar atento a quantidade exata, e somente um nutricionista poderá lhe ajudar quanto a isso.

O SEGREDO ESTÁ NO EQUILÍBRIO

Bem, amiga, se carboidrato não engorda, qual é o segredo para consumir aquela pizza no fim de semana sem se sentir tão culpada? Isso mesmo! O equilíbrio.

Embora quando saímos com os amigos, costumeiramente comemos mais massas ou coisas que “não deveríamos”, isso não pode ser o fim. Permita-se comer o que gosta, em dias especiais, mas sem exagero. 

Além disso, quando não for comer algo do tipo, procure manter a dieta mais equilibrada, com frutas, verduras, legumes e muito consumo de água.

Pois assim você com certeza manterá o seu peso ideal por muito mais tempo. Pode confiar!