10 dicas de perda de peso que funcionam se dietas não ajudam mais

De acordo com os resultados de  estudos de cientistas das grandes universidades dos EUA, apenas 1 em 5 pessoas conseguiu perder o peso extra que era pelo menos 10% da massa corporal. Uma das razões que faz perder peso uma tarefa tão difícil é o efeito de platô. Este é um fenômeno em que o peso deixa de diminuir apesar de todos os esforços.

Naturalmente, quando não há progresso, as pessoas ficam desapontadas e tendem a parar de levar um estilo de vida saudável. No entanto, é possível combater o efeito de plateau.

A Bright Side encontrou maneiras cientificamente comprovadas de reduzir o peso mesmo se você estiver na fase de estabilização.

faça musculação

Fazer musculação é menos eficaz para perder peso do que exercícios de cardio, mas eles ajudam a  manter o nível de metabolismo que é importante quando você está em uma dieta de longo prazo. O treinamento com pesos torna o metabolismo muito mais rápido e não permite que o corpo mude para o modo de baixo consumo de energia.

Mas não se esqueça de comer alguma proteína depois de um treino: os músculos ficarão mais fortes e você não terá nenhuma gordura extra.

2. Altere o valor calórico durante a semana.

pratos com valores calórios equilibrados

Quando estamos em uma dieta, nossos corpos inteligentes se adaptam a quantidades menores de alimentos, diminuindo o consumo de energia. Em outras palavras, o corpo se adapta às novas condições de vida, conservando ainda os quilos extras – caso não haja comida alguma. E quando você começa a comer menos calorias, o corpo entende que a decisão foi correta.

Para enganar o corpo, você pode usar os ciclos calóricos. 2 dias por semana, você deve comer cerca de 1.000 ou 1.200 kcal com quase nenhum carboidrato, e no resto dos dias, comer 1.500 kcal. Esse truque não permitirá que o metabolismo diminua e criará o déficit calórico necessário.

3. Diga a diferença entre um platô real e um imaginário.

mulher emagrecendo em fases

Durante os primeiros dias da dieta, líquidos extras deixam nossos corpos, o que faz com que o número na escala caia rapidamente. Mas, para perder apenas 1 libra, você precisa  ter um déficit de 3.500 calorias. Não importa como você consegue, mas o progresso não será rápido.

Muitas pessoas pensam que perder peso lentamente é um patamar, então eles perdem o interesse e abandonam a dieta. Seja paciente e não pise na escala mais de uma vez por semana: assim, o progresso parecerá maior.

4. Coma mais proteínas e vegetais.

diferentes pratos com as mesmas calorias

Dietas com baixo teor de carboidratos são consideradas a melhor estratégia para perder peso. Proteína e fibra nos fazem cheios e aumentam o metabolismo. Os carboidratos aumentam o nível de insulina, deixando-nos com fome. Então, se você está tentando perder peso, é melhor comer um pedaço de carne com pouca gordura, em vez de uma fruta doce.

5. Altere os exercícios que você faz.

mulher alternando exercícios

Milhares de anos de luta pela sobrevivência ensinaram aos nossos corpos uma coisa simples: os recursos devem ser salvos por qualquer meio possível. Depois de algum tempo, o corpo humano se adapta aos exercícios que você faz. Então, depois de várias semanas de exercícios similares, o progresso definitivamente diminuirá.

Existe apenas uma solução: uma vez a cada 1-1,5 meses, você deve alterar seu programa de exercícios. Há muitas opções diferentes: troque a ioga pelos pilates, faça novos exercícios, treine novos músculos que você não tinha antes e mude os pesos que você usa.

6. Coma comida saborosa.

2 exemplos de sobremesa, calórica e saudável
aprenda a intercalar alimentos saudáveis e gordurosos

A capacidade de resistir ao desejo de comer depende da função correta do cérebro. No entanto, se uma pessoa não comeu nada saboroso por um longo tempo, seu cérebro começa a dizer-lhes que um pedaço de chocolate ou um biscoito lhes dará muito mais alegria que esses alimentos realmente podem.

É por isso que especialistas em nutrição recomendam incluir pequenas porções de alimentos “proibidos”. Se você se permitir relaxar de vez em quando, terá uma chance menor de perder o controle em algum momento e interromper a dieta.

7. Recalcule o valor calórico da comida que você come.

duas mulheres com necessidades diferentes consumindo as mesmas calorias

O número de calorias necessárias para perder peso depende não apenas da atividade física, mas também da massa corporal. Se uma pessoa com excesso de peso comer apenas 2.000 kcal por dia, ela perderá peso e, se uma mulher pequena fizer o mesmo, ela ganhará peso.

Não esqueça de recalcular o valor calórico de sua comida a cada 10 libras que você perder.

8. Mantenha um horário estrito de sono.

como o sono afeta nosso peso

Como os cientistas descobriram , é impossível ter sono ruim e perder peso de forma saudável. Há muitas razões para isso, mas resumindo: se você não dorme o suficiente, seu corpo fica estressado. O estresse leva a sentir fome e uma mudança no metabolismo. Portanto, não se esqueça de dormir o suficiente, não importa o quê.

9. Conte as calorias.

mulher comendo alimentos com diferentes índices calóricos

Os cientistas provaram que as pessoas que perdem peso sem supervisão deixam de acompanhar o que e quanto comem dentro de algumas semanas. Claro, o progresso pára e você não pode perder peso. Então, você deve sempre saber quantas calorias você come.

10. Considere as características do corpo.

pessoa se pesando x pessoa se medindo

Todo mundo sabe que, antes do início do ciclo menstrual, os corpos das mulheres retêm muito mais água , assim como quando as pessoas bebem muita água (especialmente antes de dormir), comem alimentos salgados, bebem álcool e comem laticínios. Você deve levar em consideração a reação individual a diferentes alimentos em pessoas diferentes. Então, analise o que você come e como isso influencia seu corpo, leia mais sobre isso no blog Toda Saudavel.

Por exemplo, o autor do artigo não poderia perder peso por comer muitos tomates. Sim, eles são vegetais e não têm calorias extras, mas por alguma razão, no caso desta mulher, eles não deixaram a água sair de seu corpo.

Depois que você parar de comer alguns alimentos, o inchaço desaparecerá nos próximos 2 dias. Portanto, não deixe que vários quilos extras façam você entrar em pânico e ficar desesperado. Esqueça a escala e use uma fita métrica: ela provará facilmente que você está progredindo.

Você já teve o efeito plateau quando tentou perder peso? Como você lidou com isso? Compartilhe sua experiência na seção de comentários abaixo.

Post Baseado no texto 10 Weight Loss Tips That Work If Diets Don’t Help Anymore