10/05
2012
Sabonetes íntimos: usar ou não?
Categoria(s) Comportamento, Higiene íntima
Ana Farias

Já procuraram saber a opinião do ginecologista de vocês sobre o uso de sabonete íntimo? Costumam usar?

Sempre ficava na dúvida sobre a necessidade deles, mas, pelo sim pelo não, comprava. Afinal houve tempo que eu achava frescura ter um sabonete específico pra lavar o rosto – não cuidava, a pele era toda desregulada, e eu não sabia por quê. Seguro, né, morreu de velho.

Mas pesquisando sobre o assunto vi que os médicos se dividem muito em relação a isso. Uns acham que devemos usar, outros acham que nunca, outros tantos não acham nem que sim nem que não – e no último grupo se encontra o meu próprio ginecologista.

Pra ele, sabonete íntimo é só mais uma forma de mulher gastar dinheiro sem necessidade. Coisa que nós e as marcas de calçados entendemos muito bem como funciona! rs

Esses são alguns dos que já usei. Meu preferido é de longe o da Vult, e adoro também o rosinha da Nivea, praticamente sem cheiro. O da Natura tô usando há pouco tempo, é cheiroso mas não me convenceu a me tornar freguesa. O da Dove tá na fila pra ser comprado, e esse roxinho da Dermacyd é o trem mais fedido que já vi na vida (e o rosa tem cheiro de produto pra criança, não rola, né?). Custam entre 12 e 24 reais.

A diferença principal entre o sabonete específico pra amiga e o comum é o pH. Normalmente ele é neutro, e cumpre bem sua função básica, que é a higienização. Já o pH dos sabonetes íntimos é ácido.

E?

Bom, e que alguns médicos (e todos os fabricantes de sabonetes íntimos) defendem que, por causa disso, eles não “brigam” com o pH vaginal – que também é ácido (condição necessária pra ajudar a manter a flora local funcionando a todo vapor, nos protegendo contra infecções, por exemplo).

Já quem é contra o uso do sabonete íntimo argumenta que justamente pra não interferir na proteção natural da flora vaginal é que o pH do sabonete deve ser neutro.

Esses, assim como os que concluem que “tanto faz”, consideram que a gente não precisa de um sabonete especial pra manter as boas condições da flora, porque o cuidado especial não está exatamente na escolha do sabonete, mas sim na higiene de uma forma geral.

É importante:

- se limpar sempre de frente pra trás, como mamãe ensinou;

- se lavar ou usar um lencinho umedecido (aqueles infantis mesmo) depois de fazer o número 2;

- não usar nenhum tipo de produto que tenha como intenção “perfumar” a situação (convite pra alergia!);

- durante o banho, lavar direitinho a vulva (a palavra é feia como todos que designam a bonita).

Por lavar direitinho não se deve entender esfoliar a pele da menina. Muita calma nessa hora, porque trata-se de uma região propensa a chiliques. Pra evitar ressecamento, coceira, alergia, alterações da flora, etc, a limpeza deve ser suave e na parte externa apenas (nada de passar sabonete lááá dentro achando que “vai limpar melhor”).

Finalizando, sabonetes íntimos possuem menos ação detergente, mas podem causar irritação como qualquer outro. E não representam prevenção ou tratamento pra nenhum tipo de distúrbio da região!

Então onde ficamos?

Bom, tenho sempre uma embalagem no box, mas não uso toda hora. Comparando com outro produto que alguns profissionais indicam, outros consideram desnecessário, é como detergente bucal: não é necessário pra limpeza, e se a gente usar demais pode interferir na flora bucal. Pelo sim, pelo não, prefiro usar ambos moderadamente.

O dr Marcelo até brinca que é pra usar em dia de preparação pro bofe – quando você tá afim de dar uma atenção especial pra região mesmo. ;)

Mas falando sério, o que ele me ensinou de mais importante foi: não usar protetor de calcinha (apenas absorvente quando estiver menstruada), e não ficar usando lenços íntimos toda hora (depois de fazer xixi, usar um papel macio, deixar absorver, e pronto – nada de esfregar). Isso me deixou menos sujeita à irritações.

UPDATE

Esqueci de falar que é pra usar pouco produto, não é pra encher a mão de sabonete! rs Uma bolinha do tamanho de uma ervilha ou duas é tudo o que a gente precisa. Sabonete íntimo não faz muita espuma e pode dar essa sensação de necessidade de usar mais, mas não é o caso. ;)

Aproveitando, se a gente sente desconforto com uma marca, deve experimentar outra. É igual qualquer outro produto, tem sempre um que não vai ser bom, outro que vai dar certo.



57 comentários
Comentários
57 comentários em "Sabonetes íntimos: usar ou não?"
  1. 1. Bia Maia
    10/05/2012

    Ana, palminhas pra delicadeza e bom humor pra falar de um assunto delicado!!! Não ficou nem brega nem contrangedor nem científico de mais!
    Beijo!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      só vc pra reparar nessas coisas, Bia! rs beijo, querida

  2. 2. Renata
    10/05/2012

    Alguém já viu uma mãe limpando a perereca da bebê enquanto troca as fraldinhas? É exatamente assim que devemos nos limpar: do anus para trás, e da vagina/uretra: apenas colocar o papel e esperar absorver o que tiver.
    Quanto ao uso do sabonete: só consigo gostar do Dermacid> Roxo, verde, rosa, não importa!
    E para lavar todas as dobrinhas (!!!) com o sabonete comum, me sinto ardida e fico sempre com ardor pra urinar.
    Já com o sabonete específico pare bonita, posso me lavar a vontade, ser ardor nenhum!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Pois é, não é todo sabonete íntimo que dá essa sensação de conforto, a gente tem que achar o melhor pra gente. Vc deu sorte com o Dermacyd (eu não tenho problema com o produto em si,só com as fragrâncias), eu já me dei mais com o da Vult. ;)

  3. 3. Bruneca
    10/05/2012

    Amiga, esse post me fez morrer de rir, pensando nos comentários que eu faria se a gente tivesse no Outback. AHAHHAHAHAHAH. Saudade!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      ao invés de “vulva” pelo menos eu ia poder falar a tchôooou e você ia entender! hahaha

  4. 4. Fabiana Santos
    10/05/2012

    Uma coisa que minha gineco me disse foi pra não usar mais de uma vez por dia o sabonete intimo, então mais de um banho por dia uso sabonete normal.
    Adoro o blog…leitura diária!!!
    bjs

    • Ana Farias
      10/05/2012

      obrigada, Fabiana! beijo

  5. 10/05/2012

    Oi Ana! Vira e mexe faço alguma busca no Google e acabo “caindo” aqui! Você já me ajudou a escolher muitos produtos sem saber, viu? Olha, em relação à higiene íntima, eu sou super à favor do sabonete íntimo e do protetor diário. A minha gineco antiga dizia que protetor não é bom pois não deixa a pele respirar e por isso fiquei anos sem usar. Um dia cismei e comprei uma caixinha de protetores e foi a melhor coisa que eu fiz: ajuda a manter tudo bem seuqinho ao longo do dia e isso me traz muito conforto mesmo. Em relação à sabonetes íntimos, eu uso há uns 2 anos. Antes achava estranho, mas diante da proliferação desse tipo de produto, resolvi experimentar e adorei. o que eu acho errado e que vejo que muita gente faz, é usar um moooonte de sabonete. O ideal (de acordo com meu gineco atual) é usar o equivalente a uma ervilha de produto, ou seja, nada de banho de sabonete na coitada!!! Rsrsrsrs… Abraço!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      nossa, vc falou uma coisa super importante que eu esqueci de escrever! Realmente, é pra passar pouco (como ele não faz muita espuma a tendência é a gente querer passar muito, né! rs). Em relação ao absorvente diário, tem pessoas (e/ou épocas) em que a região fica mais úmida mesmo. Pra mim, usar absorvente traz desconforto pq irrita a pele. O que resolveu foi ter sempre uma calcinha extra na bolsa pro caso de achar que preciso trocar na rua. Um beijo!!!!

  6. 6. Bianca
    10/05/2012

    Nossa, eu detesto o cheiro desses sabonetes. Fica parecendo que a “bonita” não é a minha! hahahha Acho que é pq estou acostumada a usar sempre lencinhos umedecidos qd vou ao banheiro, então o cheiro deles é mais suave. De qualquer forma, minha gineco não indica, então eu economizo. rs

    • Ana Farias
      10/05/2012

      na verdade não gosto muito do cheiro de nenhum desses produtos íntimos, o melhorzinho é o sabonete da vult.

  7. 7. Mei Granghelli
    10/05/2012

    ahahaa gostei do post

    então… eu não tinha o “costume” de usar até pouco tempo atrás… digo costume pq não uso todos os dias… e uso uma quantidade ridícula.

    mas pra mim parece q “acalmou” um pouco a situação lá… tenho problemas com irritação “lá” e resolvi dar um tiro no escuro e comprar um sabonete íntimo… fiquei entre o dove e o nivea… Dermacyd nem considerei pq usei uma vez um da minha tia e NÃO foi legal o.o definitivamente…

    acabei levando o Dove verdinho e to amando (tá, tem cheiro de sabonete íntimo e isso é uma coisa bizarra, felizmente só “empesteia” o banheiro e não fixa na menina kkkkkkkkkkk

    gente q vergonha de comentar essas vcoisas! LOL

    • Ana Farias
      10/05/2012

      tenha vergonha não, bichinha, é a natureza! rs Tem alguns sabonetes que a gente se sente mais confortável mesmo. Acho q esse foi meu problema com o da Natura, não senti tanto conforto. Vc me fez lembrar agora do marido de uma amiga minha, que tomou banho (e lavou o cabelo) com sabonete íntimo. hahaha

  8. 10/05/2012

    Eu uso e adoro, não vivo sem, parece que sabonete em barra deixa o local muito ressecado na minha opnião.
    Sem falar que segura bem mais os odores naturais, rsrrssr;
    bjão, Jaque

    • Ana Farias
      10/05/2012

      dependendo do sabonete em barra pode ressecar mesmo, mas acho que esse negócio de cheiro de pepeca é mais psicológico do que tudo, viu! rs beijo

    • Ana Farias
      10/05/2012

      dependendo do sabonete em barra pode ressecar mesmo, mas acho que esse negócio de cheiro de pepeca é mais psicológico do que tudo, viu! rs beijo

  9. 10/05/2012

    nossa, adorei o post!
    muitas informações e tudo super bem explicadinho! :)

    bjbj

    • Ana Farias
      10/05/2012

      :)

  10. 10. Natalia
    10/05/2012

    Ana, parabéns pelo texto super bem escrito! Tema delicado, que poderia ter ficado com um ar pouco constrangedor mas que vc soube abordar de um jeito muito simples, com confiança, e ficou muito gostoso de ler! Parabéns MESMO!

    Eu tenho o Dove e faço como você disse: não uso todos os dias.
    Tenho também o Intimus, vale a pena você experimentar! O Dove não usei muito ainda, mas adoro o Intimus! E ele tem uma versão na embalagem pequena, vale a pena pro teste.

    Assunto delicado pra nossa delicada amiga, né? Graças a Deus nunca tive alergia!

    Beijos!
    http://nataliafornaciarig.blogspot.com.br/

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Natalia, seu comment tinha ido pro spam e eu não vi! Obrigada! :)

  11. 11. Leticia Almeida
    10/05/2012

    Adorei a sinceridade em falar que o produto “fede”, rs. Já usei o Vagisil em gel e o Dermacid, mas não vejo uma grande diferença em relação ao sabonete comum. Quando acaba até me esqueço, não sinto falta.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      olha, eu fiquei até surpresa de tanto que achei fedorento! rs

  12. 10/05/2012

    o Dermacid verde tem um cheirinho super bom – caso queira experimentar!!! rs..rs… um bjo e um sorriso :)

    • Ana Farias
      10/05/2012

      esse é o único que não conheço. :)

  13. 10/05/2012

    Minha ginecologista recomenda usar porque nesse calor do Rio de Janeiro a região tende a ficar muito suada e abafada, ou seja, super propensa a fungos. O fato de eu usar muita calça jeans piora, né…
    Eu me sinto bem usando o produto, mas não uso em todos os banhos. Atualmente to usando o da marca Topz, é bonzinho. Já usei o da Avon e achei meio “ralo”, parece que não limpa direito sabe?
    A marca Intimus tem uns lencinhos umedecidos específicos pra limpeza da região vaginal. Têm cheiro suave, acho que dão uma sensação de limpeza bacana e custa na faixa dos R$5 o pacotinho com 16. Levo sempre na bolsa e estou no meu segundo pacote. ^^

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Kárin, meu gineco desaconselha a utilização desses lencinhos diariamente. Por causa de excesso de zelo (com utilização massiva de lenços e protetores diários) acabei desenvolvendo uma irritação braba. Depois que adotei uma postura mais zen não tive nenhum problema. ;)

  14. 14. Marcela de Vasconcellos
    10/05/2012

    Meu gineco diz que não precisa então eu nunca usei. Não tenho problemas com a danada por causa de sabonete e métodos de limpeza, acho que como fui da área de saúde por muito tempo aprendi a “ler” meu corpo e sei quando as coisas não estão bem.
    Isso é o mais importante de tudo, acho que olhar e mexer não são safadeza e ajudariam muito em diversas ocasiões, principalmente porque gineco não dá plantão em emergência e se o seu for famoso como o meu pode-se demorar 1 mês pra conseguir a consulta tão desejada.

    Ah e essa coisa de só lavar na área externa: Gente peloamordeDeus!!! Nunca enfiem sabão na danada ela fica magoadíssima!!!

    Texto muito bem escrito, como sempre. Parabéns.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Magoadíssima foi ótimo, Marcela! rs beijo!

  15. 15. Wagna
    10/05/2012

    Muito legal o assunto, e ficou divertido de ler!Eu gosto de usar um sabonete específico, muitos tem cheiros agradáveis e até convidativos!
    Bjs, Ana!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Wagna, acho que a maioria dos que já testei possuem um cheiro enjoativo. :/

  16. 16. Lucia Marina
    10/05/2012

    Oi! Bom, comecei a usar sabonete íntimo depois de ter passado por alguns desconfortos. Adotei o Dermacyd, é meu preferido, inclusive é o roxo que você acha que fede, hahaha. Não gostei do da Dove, arde. Já o da Natura tenho gostado! E amo Carefree Brisa, não tem jeito…

    Bjos!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      hahaha eu acho tão fedorento… Teve um que eu gostei que uma leitora disse que fedia tb, o da Nivea verdinho. Aí não consegui tirar isso da cabeça e no final tava achando fedido também! rs

  17. 17. Fernanda
    10/05/2012

    Olá,
    destes sabonetes listados experimentei os seguintes:
    Dermacyd (o rosa)- comprei para experimentar e gostei, o cheiro não me incomodou e não fixa nas partes pudendas (rs).
    Higeia da Natura – não gostei, a textura dele não é confortável e o cheiro na minha opinião é forte.
    Dove íntimo (fragrância fresh) – aprovei, cheiro bonzinho + sensação de conforto + higiene bem feita.
    Eu estava querendo comprar o Nivea, mas preferi o Dermacyd neste mes, na próxima compra vou trazer o Nivea já que você mencionou que é delicado. Onde você comprou o sabonete íntimo da Vult? Na perfumaria mesmo? Não conhecia o produto.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Fernanda, o da Vult eu ganhei na época, mas infelizmente não encontrei pra comprar. Se eu achar, aviso, pq é muito bom mesmo!

  18. 18. Eloisa
    10/05/2012

    Eu achava que era besteira, até ter uma bela alergia por causa do sabonete comum. Eu uso o da Avon ou o da Nívea.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      mas ó, qualquer um pode dar alergia, viu!

  19. 19. Letícia mostaro
    10/05/2012

    Existe um “Konel” que o cheiro é mega absurdo de horroroso. Os melhores ginecos que eu conheço falam que é bobagem usar, daí uma vez eu resolvi comprar o Dove (durou quase um ano)para tirar a prova, porque eu pensava, eu uso tanto sabonete cheio de firulas, vai que algum faz mal.
    Bem, não senti nada de difença. tanto que nem usava todo dia mais…

    daí uma preceptora alertou a gente, as vezes a mulher reclama de pouca lubrificação e o problema pode ser justamente o excesso de sabonete, mesmo o íntimo.

    quando o dove acabou nem comprei outro, não vi diferença nenhuma.

    agora três considerações semi-profissionais:
    a ‘menina” tem um cheiro característico, que não é ruim, pode até ficar mais forte durante o dia, mas isso tem a ver com suor, transpiração, etc. Se o cheiro tá diferente ou “esquisito” o certo é procurar um médico e não usar lenço, perfume, sabonete para disfarçar, cheiro alterado é sinal de doença (lembrando que o cheiro pode mudar sem significar doença após relação e menstruação)

    O que nunca deve ser usado nessa região são os sabonetes bactericidas, que podem desequilibrar a flora e no lugar de prevenir propiciar o surgimento de infecções.

    há sim indicações para o uso desses sabonetes, é justamente quando por algum motivo, infecção local ou sistêmica ou outros há uma alteração da flora local e eles atuam ajudando a flora a se restabelecer mais rápido (mesmo assim sem comprovação científica ideal)
    e mesmo nesses casos o sabonete é para a vulva, a parte externa, não se lava canal vaginal (antes o sabonete era chamado de “vaginal” por isso a troca pelo termo “íntimo”) não se joga água, sabão ou qualquer coisa lá dentro. Esse negócio de ducha vaginal que se fazia antigamente para prevenir gravidez além de ineficaz ainda lesa mucosa, desestabiliza a flora e por aí vai… por mais que isso possa parecer óbvio, não é, muita gente faz isso por pura falta de orientação.

    (e o cheiro do dove é super fresquinho, nada enjoativo)

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Lê, quando falei dessa questão de não haver uso como tratamento foi justamente pq não tem comprovação científica. Beijo e amei o comentário!

  20. 10/05/2012

    E tomar muito cuidado com a formulação desses sabonetes para não terem antibactericidas (como o triclosan, por exemplo) que matem as bactérias da região que nos protegem do crescimento de fungos e daquela coceira causada por eles.

    Digo isso porque já usei sabonetes desses e tive episódios de candidíase por conta deles e a ginecologista recomendou ou sabonete neutro (glicerina mesmo) ou o Dermacyd e eu venho seguindo o conselho dela religiosamente, nunca mais tive problema!! E por conta da Glossybox da Natura, estou experimentando o Higeia, também tá aprovado!! ;)

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Natânia, isso é muito importante também!

  21. 21. @NinnaGtpm
    10/05/2012

    Não gosto da fragrância do Dermacyd rosa, o Delicata eu gosto. E é o único que eu uso pq a minha ginecologista indicou.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Olha, eu não aguentei! rs

  22. 10/05/2012

    O único que não me dá, digamos “incomodo” é o dermacidy rosa. hahahaahhaha

    sou tímida. kkkkkkkkkkkk

    • Ana Farias
      10/05/2012

      hahaha

  23. 23. Juliana Mendonça
    10/05/2012

    Hahaha, adorei seu post!
    Sobre esse da Dove, eu usei e na 1ª vez deu uma ardência… Usei a 2ª e mesma coisa… Na 3ª não aguentei! Liguei pro atendimento ao consumidor deles e após algumas respostas (e a conclusão de quem em mim não há nada que interfira), foi feita a troca por shampoo e condicionador da Dove, rsrs!
    Bjs!

    • Ana Farias
      10/05/2012

      tem uns que ardem um pouco mesmo (varia de pessoa pra pessoa), aí é só trocar de marca. ;)

  24. 24. Ana Cris
    10/05/2012

    Já usei todos mencionados no post e afirmo: o DOVE deixa a desejar.
    Tive alergia… sentí ardência já na 1ª vez que usei. No dia seguinte, tive prurido na vulva. Liguei para a minha gineco que me mandou suspender imediatamente. Fui à consulta e adivinha: aham, a “menina” estava bem irritada.
    Enfim… Por orientação da gineco, Dermacyd (mesmo com o cheiro não muito agradável) e por opção o Nivea (para mim, o melhor – principalmente quando estou menstruada).
    Bj.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      Ana, de vez em quando a gente se dá mal com um produto mesmo, e o que vc fez é o certo: suspender o uso e trocar de marca na hora! beijo

  25. 25. Betânia
    10/05/2012

    Ana,lembra??sou aquela viciada por sabonete….Eu descobru um sabonete intimo muitoooooooooooooooooooooo bom .
    Ganhei de uma amiga que foi passear pelas bandas da Italia.
    O sabonete chama MALIZIA ( CALENDULA E ALOE )é tão bom e gostoso que já estou pensando oque fazer quando acabar….beijão.

    • Ana Farias
      10/05/2012

      na lista!!!!

  26. 26. Luiza Daniele
    10/05/2012

    Nossa! Que texto perfeito! Muito boa a escrita! Da vontade de ‘quero saber mais’…rs. Olha… uso desde o ano passado sabonete intimo, e por incrivel que pareça, não consigo largar! Falo que foi bom em tudo, comigo rolou tanto no Cheiro quanto no “bem limpo”, sem deixar ressecado. (tenho a mesma sensação que algumas meninas colocaram, que o sabonete em barra comum, resseca a “amiga”). Bom… Como é de cada um, recomendo o sabonete intimo da Intimus, super super! Beijos! ;D

    • Ana Farias
      10/05/2012

      brigada! beijooo

  27. 27. Lila
    10/05/2012

    A minha Gineco recomendou usar o Dermacid, lavar ela por fora e depois colocar na ponta do dedo e enfiar para lavar a mucosa e depois enxaguar .Gostaria de saber se é pra colocar sabonete dentro da bonita pra lavar a mucosa ou não

    • Ana Farias
      10/05/2012

      olha, ninguem nunca me recomendou isso nao, viu

  28. 28. damiana
    10/05/2012

    ADOREI,POIS TIREI MTS DUVIDAS VALEU ?

  29. 29. Bruna
    10/05/2012

    Oi meninasss amei o texto. Hj fui no gineco e perguntei sobre isto,ele me disse q realmente altera o ph e qdo vc para de usar os nossos inimigos voltam com força total….então seremos reféns do sabonete pro resto da vida. ele mandou eu usar sabonete de glicerina sem cheiro, eu adooooro, sempre usei desde adolescente!!!…..mtos beijos á todas

Deixe o seu comentário:
Os comentários são moderados apenas para evitar comentários agressivos, ok?
Estes serão deletados sem dó nem piedade! ;)