30/03
2012
Batom marrom, você curte?
Categoria(s) batom, MakeUp
Ana Farias

Já tem pelo menos uns quatro anos que tenho percebido o batom marrom tentando fazer um comeback direto lá dos anos 90, onde muita gente acha que ele devia ter ficado.

Acho essa história de banir cores do convívio do olhar público uma bobeira. Dizer que batom marrom é datado é muito relativo – é uma cor que nunca deixou de ficar linda em quem tem pele morena e negra, por exemplo.

Mas nada impede que quem tem pele clara não possa investir no visual boca chocolate, né?

Acima, duas opções de batom da MAC: na ordem, o Seeds of Desire, da coleção Mattene, e o Full Chocolate. Na terceira foto, a boca mais mal delineada que já vi na vida, com corretivo da Kryolan (que eu acho que funciona em passarela, mas no dia a dia resseca demais a boca).

Não tenho nenhum batom marrom, mas tenho um lápis delineador que ficava jogado sem uso. Até que um belo dia resolvi começar a usar a cor na boca.

Como quem não tem cão caça com gato, é com ele mesmo que tenho ido. :)

O lápis é do Duda Molinos, e tem fundo alaranjado. Uso sozinho ou como base pra outros batons (com vinho, por exemplo, fica sensacional). O único cuidado que a gente deve ter é passar um pouco de balm antes, retirar o excesso, e só então delinear e preencher a boca com o lápis (isso, é claro, vale pra qualquer tonalidade).

E pra quem prefere uma certa luminosidade na boca, pode aplicar por cima balm (pra um efeito aveludado) ou gloss (pra brilho).

Duas de minhas misturas preferidas são essas acima. Considerem a cor do meu braço pra ter uma noção melhor do tom final, porque as fotos da boca ficaram mais claras.

Eu achando que o lápis Café não tinha utilidade pra mim, super mudei de ideia!

E vocês, usam, usariam, não usariam?



63 comentários
Comentários
64 comentários em "Batom marrom, você curte?"
  1. 30/03/2012

    Eu gosto muito, sempre usei desde adolescencia. Meu primeiro MAC foi marrom, a Fran que me deu é o “stay in touch” é leve, adoro :)
    Bjosss

    • Ana Farias
      30/03/2012

      já eu não uso desde a adolescência! :)

  2. 2. Tatiane
    30/03/2012

    Nope. Tenho trauma de batom marrom, me lembra a época que trabalhava com recepção de eventos e era OBRIGADA pelas maquiadoras toscas a usá-lo, isso nos idos de 96, 97. Nunca mais.
    Em tempo: tenho 32. Tia véia.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      hahahaha

  3. 3. Letícia mostaro
    30/03/2012

    não usaria nunca, eu tive um marrom metálico na adolescência e tremo só de pensar como ele ficava, p/ mim nunca mais.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      ah, sua linda, experimenta que de repente você vai gostar!

    • 4. Letícia mostaro
      30/03/2012

      minha pouca melanina + cabelo escuro + batom escuro = mulher do jeca tatu sofrendo de “amarelão”, se for metálico é versão anos 90, se for com gloss é versão 2000

    • Ana Farias
      30/03/2012

      hahaha escolhe um clarinho translúcido, vai ficar com cara de rica. ;)

  4. 5. Angelina
    30/03/2012

    Usei muito! Muuuuito! Culpa das Spicy Girls! Hoje não usaria mais…

    • 6. Angelina
      30/03/2012

      SpicE Girls, aloka! Hahaha!

    • Ana Farias
      30/03/2012

      as roupas contribuíam pra piorar a situação, né! rs

    • 7. Angelina
      30/03/2012

      MUITO! Hahaha!

    • Ana Farias
      30/03/2012

      eeeeeeeee

  5. 30/03/2012

    Lindo os batons marrons,minha vó tem vários, até já usei um dela.E sinceramente, ficou lindo em mim hehehehehe. Adorei o post.
    mil beijos.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      fica bonito, não fica? :)

  6. 30/03/2012

    Acho difícil eu usar um dessa cor sem ficar parecendo um zumbi, hahahaha, mas… não se pode cuspir para o alto, né ;)

    • Ana Farias
      30/03/2012

      os mais clarinhos e translúcidos não deixam com cara de zumbi não! rs

  7. 10. Paula
    30/03/2012

    Recentemente, comprei o Maroon (020) da Catrice. É um marrom com um toquezinho de coral muito leve. Achei lindo demais. Acho que fica lindo em quem é branquinha e não quer algo escuro demais. Sem contar que o cheirinho e a cobertura são ótimos. Vende na loja da Drika Mateus.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      ele é bem clarinho, né?

    • 11. Paula
      30/03/2012

      Isso, o Maroon é bem clarinho e cremoso. Eu gosto muito!!! :) Eu sou bem branquinha, cor muito, muito escura não fica legal em mim, por mais que eu ache a cor bonita. Mas tenho alguns mais escuros que ficam legais, que nem o Party Line da Mac, mas esse é vinho.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      vou procurar esse! beijo

  8. 12. Luana Mester
    30/03/2012

    Quando era adolescente eu curtia os mais clarinhos.
    Beijos

    http://www.decaronanamoda.com

    • Ana Farias
      30/03/2012

      tinha muito marrom com fundo vinho, né? Usava tb.

  9. 13. Mari
    30/03/2012

    Essas cores aí não sei se usaria… Mas eu já vi batons mais amarronzados (do q necessariamente marrons) bem bonitos.
    Eu sempre lembro de um dia q fui na MAC de bobeira, falei dos batons de lá q tinha e q tava procurando algo diferente (eu me perco lá, eu tenho q ir já querendo um batom específico, ou pedir ajuda), aí o vendedor começou a querer me mostrar batons marrons. No fim saí de lá com um lápis de boca nude (bege é quase marrom?).
    Eu tbm tenho um q ganhei pra usar num trabalho anterior… É mais pra vermelho, mas a cor chama chocolate. Acho que o pessoal q decide o q as pessoas tem q usar no trabalho só tem gosto barango haha

    • Ana Farias
      30/03/2012

      hahahaha Ah, Mari, gosto barango? São trend setters, pensa assim! rs Agora eu tô doida pra ir na MAC pra experimentar o Full Chocolate. Mas vou resistir.

  10. 30/03/2012

    Eu até já tentei, mas definitivamente não combina comigo. Tenho lábios finos, então minha boca acaba sumindo.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      Evie, quem tem lábios finos nem sempre fica bem com batom escuro mesmo. Mas essa misturinha que fiz com o Bikini vc pode usar tranquila!

  11. 15. Mari
    30/03/2012

    hahaha engraçado, acho que eu nunca teria tido vontade de experimentar se não fosse pelo seu post! Lembro bem dele nos anos 90 e acho que dependendo da tonalidade do marrom, ousaria sim, mesmo sendo bem branquinha…

    • Ana Farias
      30/03/2012

      tem um monte de vontade que surge assim! se não fosse pelas fotos de desfile eu provavelmente não teria me interessado por ele. ;)

  12. 16. Aurea Serrano ( Niterói )
    30/03/2012

    Não gosto não….o meu máximo é esse jogo que vc fez com o batom bikini do DUDA , ficou lindo…..mas marronzão…..NEM PENSAR
    bj

    • Ana Farias
      30/03/2012

      Aurea, ficou lindo mesmo. Amei tanto que já usei algumas vezes (e olha que detesto ter trabalho, por isso nem uso gloss pra não ter q ficar reaplicando! rs). beijim

  13. 17. Renata Graeser
    30/03/2012

    Curto!
    Em mim fica legal pq meu cabelo é loiro, olhos verdes e pele [muito] rosa, então o marrom fica discreto pq já tenho muita informação no rosto.
    Beijos

    • Ana Farias
      30/03/2012

      em loiras fica lin-do! Adorei nas modelos da foto. :)

  14. 18. Renata
    30/03/2012

    Oi Ana, meu marrom foi o Sépia da Natura…mas pense num MARROM meeesmo !!! E eu amava…já nos dias de hoje…tudo tão nude…acho q não consigo mais…rs

    Bjão

    • Ana Farias
      30/03/2012

      pra falar a verdade eu curto mais os marrons com fundo laranja ou vinho. O chocolate puro eu não sei se usaria (preciso experimentar algum primeiro). bjim

  15. 30/03/2012

    Neeeem pensar que eu usaria, não gosto nem um pouco.
    rs

    Bjos

    • Ana Farias
      30/03/2012

      :)

  16. 20. Natália
    30/03/2012

    Eu não usaria! Raramente uso batom e um marrom acho feinho…

    • Ana Farias
      30/03/2012

      acho marrom uma cor incompreendida! rs

  17. 21. Mei Granghelli
    30/03/2012

    Ah Anaaaa, a segunda boca tava trash tbm kkkkkkkkk

    amei o ruby woo amarronzado *.*

    mas pra mim não rola…

    • Ana Farias
      30/03/2012

      tava MESMO! rs Mas perto da boca do desfile da Nica Kessler tudo fica bem feito, né? Fiquei passada com o desleixo. Olha, foi uma pena q as fotos ficaram claras, pq a mistura com o Ruby Woo é maravilhosa!

  18. 22. Valeria
    30/03/2012

    Acho batom marrom o fim… Mt feio msm!!!

    • Ana Farias
      30/03/2012

      ah, tadinho do pobre! rs

  19. 23. Virgínia
    30/03/2012

    Não usaria, acho muito feio mesmo, além de envelhecer horrores!

    • Ana Farias
      30/03/2012

      algumas cores envelhecem mesmo…

  20. 24. Ana Sekler
    30/03/2012

    Eu amo batom marrom….sempre usei, nunca o deixei no passado! Não uso aquele marronzão escuro, gosto dos mais discretos….acho lindo com olhão carregado… Tomara que volte! beijos

    • Ana Farias
      30/03/2012

      agora quem traz de volta é quem usa, baby! Se joga!

  21. 25. Isabela
    30/03/2012

    Nossa, meninas… será q só eu é q usava batons da família do marrom? me senti A velha!!! rsrsrsrs Super voltaria a usar! Inclusive ainda tenho alguns marrons na caixinha dos batons… ; )

    • 26. Isabela
      30/03/2012

      Ps. inclusive, tive dificuldade em me desapegar dos marrons p usar outras cores.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      não é todo que usa, Isa!

  22. 27. Carol
    30/03/2012

    Amiga,
    Eu gosto muito, e tenho uma colega super branquinha que também usa e fica fofa.
    Adorei o post.
    Beijos da sua irmãzinha.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      <3

  23. 28. Ninna
    30/03/2012

    Usaria, já que esta cor fica linda em ruivas!!!

    • Ana Farias
      30/03/2012

      fica mesmo!

  24. 29. Ka
    30/03/2012

    Adoro e já uso!!!
    Mauve da Yes! Amooooooo

    • Ana Farias
      30/03/2012

      vou procurar. :)

  25. 30. Mari
    30/03/2012

    Confesso que não tenho coragem. O motivo é trauma infantil. hahaha
    Quando eu era criança, anos 90, batom marrom bombando e eu usava o Coco da Avon que existe até hoje na revista. O problema é que eu sou branca papel e tenho olheiras profundas. E, claro, eu desconhecia um milagre chamado corretivo. Sentiu o drama? Meus amiguinhos de colégio eram bonzinhos e não sofri bullying. hahahaha
    Mas quando olho as fotos dessa época, meu Deus… Como minha mãe deixava eu fazer isso??? hahaha
    Beijos

    • Ana Farias
      30/03/2012

      Mari, vc precisava me ver quando usava lápis marrom pra corrigir as falhas da sobrancelha. QUALQUER lápis marrom. Cheguei a rasgar algumas fotos minhas! rs

  26. 31. Fernanda
    30/03/2012

    Estou procurando algum batom marrom para fugir dos batons rosas que eu tenho usado (já deu né? rs), mas está difícil achar um que que eu considere bonito em mim.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      fechei com esse lápis + batom rosa, to adorando a combinação. :)

  27. [...] seco. Pra quem é mais contida nas compras e não pensa em aderir, tem sempre aquele truque de preencher os lábios com lápis marrom que eu falei na semana [...]

  28. 33. Karina
    30/03/2012

    eu também nunca deixei de usar cor de boca mais puxado para o marrom. Tenho a pele bem clara, mas amarelada. Acho que fica bonito e natural. Aquece a feição.Não gosto muito em quem tem a pele mais rosada.

    • Ana Farias
      30/03/2012

      eu esqueci bastante tempo, mas to apaixonada de novo.

Deixe o seu comentário:
Os comentários são moderados apenas para evitar comentários agressivos, ok?
Estes serão deletados sem dó nem piedade! ;)