Volta e meia a gente recebe emails perguntando como proceder em caso de calote quando a “loja” é uma pessoa física atuando na venda de produtos.
Então – só pra situar – não estou falando de grandes sites, e sim de lojas não convencionais que encontramos pela net, e que não têm cadastro no CNPJ.
Vou tomar um cuidado muito grande para não generalizar, porque tem meninas que fazem vendas com a maior seriedade. Então vamos separar o joio do trigo, ok? Estou falando só dos casos em que a pessoa recebe o pagamento e não entrega o produto.
Então vamos lá!
Vendedores Online:
Se o(a) vendedor(a) é conhecido(a), bem recomendado(a), acho difícil que vocês venham a ter problema. Mas é sempre uma possibilidade com a qual a gente tem que trabalhar… Como essas lojas não estão registradas no CNPJ, acabam ficando à margem dos procedimentos usuais (que seriam: responder por isso no PROCON ou mesmo numa ação judicial). O problema é que normalmente quem compra só tem o email, e, no máximo, um telefone de contato do vendedor – coisas que podem ser mudadas rapidamente, deixando você a ver navios e sem dados nem pra processar o responsável.
Então como eu faço, Renata?
Novamente, recomendo precaução. Primeiro negocie para que o pagamento seja bem próximo ao recebimento da mercadoria e pague com o PagSeguro, que é bem parecido com o PayPal, só que para transações nacionais (eles não aceitam pagamento em moeda estrangeira, então não rola de comprar no exterior com ele – só aqui mesmo).
Com ele, você tem 14 dias a contar do pagamento para abrir uma disputa pelo, caso não receba a mercadoria. Passado este prazo, já era. Aí só resta buscar os dados da pessoa que vendeu e entrar na justiça, o que é mais chato e demorado.
Mercado Livre:
É cheio de lojas não convencionais (sem CNPJ). Já comprei muito lá no ML até o dia que levei um cano.
[silêncio sepulcral]
Vou contar a história toda só pra vocês saberem que o risco de levar calote é latente em todas as negociações pela internet. Aqui e lá fora. Nesse caso, eu não tinha usado o PagSeguro, faz tempo e nem sabia que a ferramenta existia.
Cismei que tinha que ter uma máquina de costura portátil para fazer bainha em calças (fazer barra para as paulistas). Sou baixinha e tava de saco cheio de gastar 40 reais no shópis cada vez que tinha que ajustar uma calça. Como a máquina custava 30, achei que era o melhor negócio do mundo. É, eu sei, doido pensa coisas estranhas. Enfim, coloquei na minha cabeça que só ia ser feliz nessa vida se fosse possuidora do diabo da máquina portátil.
Comprei uma da Singer no ML. Super prática, SE FUNCIONASSE! Troquei as pilhas e nada. Comprei pilhas novas e necas. Aí mandei um email pro vendedor que jurou por deus que testou ela antes de anunciar e que funcionava. Ok, me engana que eu gosto! Pedi ajuda ao ML pra reaver minha grana e o site nem tchuns pra mim. Responderam que eram apenas os intermediários e que eu devia me entender com o vendedor, que tomou chá de sumiço, por sinal.
Resultado: tomei um cambau bonito aqui mesmo, é mole? Mas é aquilo, se desse certo teria sido um bom negócio, e eu arrisquei. Podia me dar bem ou mal. E assim acontece com to-da compra.
Ah, em tempo: o lado bom do calote é que descobri a Zezé, costureira jóia aqui na minha rua, que faz bainha pela metade do preço. Menomale, né?
Renata Kelly (colaboradora)














Vivi…. eu uso esse Taiff, amo ele, tipo, seca meu cabelo super rapido….
o meu secador demorava mto e tbm fiquei pesquisando um monte até achar algum q fosse bom e nao mto caro….
bjs
Tenho dois da Taiff [um 110V pra quando eu tô no ES e outro 220V pra quando eu tô no RJ] e amo demais os dois.. Os dois são profissa, rapidez total e nunca deram problema.
Por qual vc decidiu Vivi?
Mary, ainda não escolhi, tô no meio do namoro…rs
Ju, o que estou usando emprestado da minha cunhada é esse da Taiff e ele é realmente rápido, sim!!! Entre todos eles, é o único que já testei
Beijos!
Meninas, posso falar? Já tive esse Tany Photon e nao gostei! Realmente ele seca muito rápido, é muito potente mesmo, mas espigava meu cabelo que é uma coisa de louco. Resultado: voltei pro meu antiguinho da Tany. Nao tinha reparador de pontas que resolvesse.
Bjs Marcinha
Oi! tambpem to em busca de um secador bom! Meu cabelo é crespo e se eu quero alisar tem que potente pra nao queimar a resistencia hehe
oi, eu também estava nessa busca, optei por um da taiff, o Onix, maravilhoso!!!!!! é potente, seca meu cabelo super rápido, deixa muito brilhoso, tem íon e ar frio…. perfeito! paguei 180,00 numa promoção, o preço normal dele é por volta de 250,00, vale mto a pena.
Eu comprei um da Taiff estou gostando, ate agora!! hehehee… ele tem 2 portencias e é bvolt quando viajo não tenho problemas com voltagens!!!!
bjssss
Ai, tava doida pra compra esse frescurento da Tany, mas depois do comentário da Marcinha desanimei total!!! Mais alguém já usou??? Bjs
Eu também uso o Taiff, Tourmaline Ion, e adoro!Seca rápido, tem o jato de ar frio… e me parece que não resseca tanto os cabelos.
Como meu cabelo é liso, só preciso de um que seque de vez em quando, então me dou super bem com esses compactos. Adoooro!
Ótimas dicas!!!
só ficou faltando um para nós, cacheadas…eu tenho o Deva Curl, que é específico para os cabelos cacheados, porque tem um difusor em formato de mãozinha, maravilhoso!
Vale a pena para quem tem cachinhos.
Beijo
Dani – Formando Divas!
Eu tenho o Tany Photon Ceramic e acho ele perfeito, pois seca rapidamente o meu cabelo, sem deixar cheio de frizz, e isso que possuo o cabelo com tendência a muuuito frizz (cacheado na frente e ondulado atrás)